sexta-feira, 3 de julho de 2009

Chamada para Tóquio...

O momento alto do dia de hoje foi a realização de uma videoconferência entre o JR e duas escolas secundárias japonesas (Sasebo-nishi e Kan-onji Daiichi).

Os nossos colegas Taguchi-san e Kawamura-san fartaram-se de trabalhar, ao longo dos últimos dias, para preparar uma aula sobre tectónica de placas, fontes hidrotermais e «black smokers», e ainda foraminíferos... tendo como base o trabalho desenvolvido a bordo do The JR.

Tudo correu muito bem e no fim todos festejámos o facto de ser a primeira vez que foi feita uma videoconferência para o Japão a partir do The JR e também para duas escolas em simultâneo (com perguntas feitas pelos alunos e respostas dadas pelos membros da «School of Rock»).

Para além dos professores japoneses, os outros participantes na videoconferência foram a directora da «School of Rock», Leslie Peart, a instrutora Katie Inderbitzen (com a sua bela fatiota) e os Rockers europeus... Esta actividade permitiu também ilustrar o carácter internacional de um projecto como o IODP e das expedições cientifícas realizadas a bordo do The JR.

Foi uma honra e um privilégio ter sido convidado para partilhar a minha experiência a bordo do The JR com os alunos dos nossos colegas japoneses.

Domo arigato!!!

Homework e bitoques...

Olá a todos!!! Antes de termos embarcado no JR a Deep Earth Academy solicitou ao Rockers a realização de alguns trabalhos de casa... Uma das várias tarefas que nos pediram para fazer consistiu na preparação de uma apresentação com uma duração de cerca de 10 minutos sobre a geologia da região em que se localizam as nossas escolas. Temos vindo a partilhar essas apresentações intercaladas com as aulas e actividades propostas pelos nossos instrutores.

É incrível observar a geodiversidade dos Estados Unidos, do Japão, de França e claro do nosso Portugal. Todos os meus colegas ficaram fascinados com o facto de termos um país tão pequeno e com tanta diversidade geológica. Nem queriam acreditar como é possível termos no Algarve (ao longa da Serra, do Barrocal e do Litoral) cerca de 400 M.a. de história para exploramos nas nossas saídas de campo.


Todos gostaram muito de todas as fotografias que lhes mostrei, mas a que gerou mais «wows» foi sem dúvida a imagem da discordância angular, entre os xistos e grauvaques do Carbónico/Carbonífero e os arenitos do Triássico, localizada na Ponta do Telheiro.

Quem também gostou muito de ver as fotografia do nosso país foi o chefe da cozinha que, como já vos tinha dito, é português... para me ajudar a matar as saudades de casa hoje preparou-me um belo bitoque! Posso garantir-vos que estava uma maravillha...

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Toca a dançar...

Depois de uma semana de intenso trabalho e aprendizagem, antecipando o nosso regresso a terra firme, ontem à noite celebrámos a esperada reunião com os nossos amigos e família, bem como o sucesso da missão. Durante o dia estivemos a estabelecer ligação do que temos aprendido com conteúdos currículares dos países dos vários participantes na «School of Rock».

No final da tarde demos um pulo até ao heliporto situado na popa (parte traseira) do JR. Foi um momento de convívio, relaxe e diversão para todos os Rockers depois de vários dias de trabalho intenso.
Tirámos um monte de fotografias e foi giro ver a forte ligação que os Rockers já criaram uns com os outros, com os membros da tripulação e cientistas a bordo.

Não há nada como estar num navio completamente rodeados de água no meio do oceano... para aprendermos a ultrapassar a nossas diferenças e criarmos novos laços. Grande equipa esta que está a bordo do JR.
Todos nós temos uma nova família!

Ilusão de óptica?!

Olá a todos!

Acho que os meus novos óculos me estão a deixar um pouco alucinado...

Alguém me consegue explicar o que aconteceu ao meu copo depois de viajar até ao fundo do mar a cerca 2660 m de profundidade?

Será que "estou com os copos" ou é uma ilusão óptica?! Haverá outra explicação para a redução do tamanho do meu belo copo de esferovite?...

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Missão cumprida!!!

Como vos tinha dito ontem à noite chegámos ao local do furo 1301A (na dorsal oceânica Juan de Fuca), cujo CORK apresentava uma fuga de fluidos que impedia a obtenção de dados científicos. Por volta da 1h30m da manhã tiveram início as operações de lançamento dos tubos por onde o cimento foi enviado até ao fundo do mar, a uma profundidade de cerca de 2660 m, com o objectivo de cobrir a estrutura que fixa o CORK.

O envio dos tubos até ao fundo do mar durou durante o resto da madrugada. A meio da manhã o entusiamo de toda a gente a bordo atingiu o climax quando a partir de um monitor de TV pudemos ver que a extremidade das tubagens (com cerca de 15 cm de diametro) foi colocada com sucesso no local da fuga (com cerca de 25 cm de diametro) a mais de 2,5 km do nível da água do mar. Foi incrível a precisão e a rapidez com que conseguiram atingir o primeiro objectivo da missão. Seguiu-se o furo 1301B. Para o sucesso destas manobras foi fundamental o profissionalismo dos operadores do sistema de posicionamento dinâmico e de perfuração do JR.

Para se ter uma ideia da quantidade de cimento necessária para tapar o "buraco" foi enviado um cabo com uma estrutura na ponta, a que a que a tripulação dá o nome de "pig"..., tendo em vista a desobstrução das tubagens e a obtenção de uma estimativa da quantidade de cimento necessária. Depois do "pig" cumprir o seu papel, ao longo do resto do dia foram enviadas cerca de duas toneladas de cimento para o fundo do mar...

Wow!