sábado, 27 de junho de 2009

Crusta oceânica e «black smokers»...

Nos últimos dois dias a nossa professora foi a Katie Inderbitzen que podem ver aqui ao lado vestida de «black smoker»...

Aprendemos uma série de coisas novas sobres as fontes hidrotermais e a formação de depósitos de sulfuretos maciços como aquele que deram origem aos jazigos minerais explorados ao longo da faixa piritosa ibérica em Castro Verde e Aljustrel no Alentejo.

A Katie fez ainda fez ainda uma breve apresentação sobre a estrutura das dorsais e crosta oceânicas, fomos directamente para o "core deck" onde analisamos o core OPD 1256.

É um core muito interessante com diferentes litologias... em que é possível observar a transição entre os diques basálticos (que ficam localizados sob os basaltos das lavas em almofada) e os gabros. Lembram-se das nossas aulas?!

Aquela foi mesmo a primeira sondagem realizada no Oceano Pacífico, perto da região da Costa Rica, em que aquela transição foi atingida. Foi incrível poder tocar naquelas rochas que só tinha visto nas fotografias dos relatórios da expedição!!!

Aqui fica uma bela foto de uma amostra com um pedaço de basalto e de gabro.