segunda-feira, 22 de junho de 2009

JOIDES Resolution - parte 2

Como imaginam depois de ser remodelado, em 1985, e de ter recolhido mais de 200 km de testemunhos (ou cores) de amostras de sedimentos e rochas dos fundos oceânicos o JOIDES Resolution já dava sinais de estar a precisar de um rejuvenescimento.

Assim, depois de ter estado cerca de dois anos a ser modernizado e re-apetrechado nos estaleiros navais de Singapura voltou ao activo em Janeiro de 2009.

Ao participar no programa School of Rock 2009 vou ter a oportunidade de integrar um dos primeiros grupos de pessoas a navegar no rejuvenescido JOIDES Resolution. Fixe, né?

Podes ver dois vídeos com algumas das etapas da modernização do JOIDES Resolution:

Modernizando o JOIDES Resolution - Part 1

Modernizando o JOIDES Resolution - Part 2

Amanhã espero poder partilhar com vocês algumas fotos do JOIDES Resolution no porto de San Diego (CA).

Até lá...

IODP Borehole Map

Se tiveres o Google Earth instalado no teu computador clica com o botão direito do rato aqui e guarda no teu computador o ficheiro iodp.kml

Uma vez no teu computador faz duplo clique sobre o ícone do ficheiro para poderes ver a localização das sondagens realizadas no âmbito do IODP e dos seus predecessores DSDP e ODP.



Repara na quantidade de perfurações realizadas nas proximidades do nosso país.

IODP

O principal objectivo do IODP é explorar a história e estrutura da Terra representada nos sedimentos e rochas do fundo dos mares através da realização de sondagens . O programa teve início em 2003 e é o resultado da colaboração internacional de cientistas e Instituições de investigação tendo por base os sucessos obtidos anteriormente pelos programas Deep Sea Drilling Project (DSDP) e Ocean Drilling Program (ODP), que revolucionaram a nossa visão da História da Terra e dos processos globais, a partir da exploração científica dos fundos oceânicos.

Sem o conhecimento adquirido com esse trabalho científico de vanguarda, provavelmente, hoje ainda não usaríamos expressões como tectónica de placas...

Portugal é um dos participantes neste programa estando integrado, juntamente com outros 16 países europeus, no consórcio European Consortium for Ocean Research Drilling (ECORD), que em parceria com os Estados Unidos da América, o Japão, a R. P. da China, a Coreia do Sul, a Austrália, a Nova Zelândia e ainda a Índia financiam e dirigem a investigação científica.

O IODP alarga substancialmente os objectivos dos programas anteriores através da utilização de várias plataformas de perfuração para atingir os objectivos científicos do programa delineados no IODP Initial Science Plan e que incluem plataformas “riser”, plataformas “riserless” e plataformas para missões específicas (MSP).

O principal contributo europeu para o IODP tem resultado sobretudo da utilização das MSP e do Ecord Science Support and Advisory Commitee (ESSAC), cujo representante nacional é a Dra. Fátima Abrantes do Departamento de Geologia Marinha do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG, ex-INETI). 

JOIDES Resolution - parte 1

Um pouco de história...

O JOIDES Resolution começou a operar em 1978 como um navio de exploração petrolífera e com o nome de Sedco/BP 471. Todavia em 1985 foi reconvertido para a realização de pesquisa científica no âmbito do programa Ocean Drilling Project (ODP).

Sabem porque razão o navio foi assim re-baptizado?

Não?!

Aqui fica a resposta:

«JOIDES» é acrónimo de Joint Oceanographic Institutions for Deep Earth Sampling e assinalou, aquando da sua reconversão, a colaboração de várias instituições norte-americanas na realização de perfurações no fundo dos oceanos no âmbito do programa ODP.

Resolution” pretende homeangear o navio HMS Resolution, que foi comandado há mais de 200 anos pelo Capitão James Cook (que dizem ter descoberto a Austrália), durante a exploração das regiões do Oceano Pacífico, das suas ilhas, e da Antártida.

Entretanto, como já vos disse o JOIDES Resolution para os amigos é simplesmente The JR.

Para leres mais alguma informação sobre o navio visita a página web do JOIDES Resolution.

School of Rock 2009

Há alguns meses atrás candidatei-me para participar num programa educativo designado «School of Rock» que terá lugar a bordo do navio oceanográfico JOIDES Resolution (The JR para os amigos...), entre 23 de Junho e 5 de Julho de 2009. O JOIDES Resolution é o navio que mais tem contribuído para explorar a história e estrutura da Terra representada nos sedimentos e rochas do fundo dos mares no âmbito do Integrated Ocean Drilling Program (IODP).

O programa «School of Rock» é habitualmente destinado apenas a educadores e professores norte-americanos. Todavia, dado o cariz internacional do IODP, este ano integrará também dois professores europeus e outros dois japoneses. A possibilidade de participar neste programa resultou de uma selecção apertada em que consegui ser um dos poucos professores a nível mundial a poder estar presente.

É a segunda vez que participo numa aventura marítima deste tipo, depois de no ano passado ter navegado no Atlântico Norte a bordo do navio oceanográfico Marion Dufresne no âmbito do programa «Teachers at Sea». Assim, tenho novamente a oportunidade de partilhar esta experiência fantástica com vocês e dar continuidade ao aperfeiçoamento das minhas competências profissionais, por forma a motivar e a desenvolver o gosto dos meus alunos pelas Ciências dos Oceanos.

O JOIDES Resolution zarpará em direcção à zona da dorsal oceânica Juan de Fuca, localizada no Oceano Pacífico, com o objectivo de analisar a hidrologia e a geologia daquela região, a partir de San Diego (Califórnia, EUA) e voltará a aportar em Victoria (British Columbia, Canadá).

Questões e comentários são bem-vindos!!!

Bêjocas e abraços do vosso «lobo-do-mar»...