Como vos tinha dito ontem à noite chegámos ao local do furo 1301A (na dorsal oceânica Juan de Fuca), cujo CORK apresentava uma fuga de fluidos que impedia a obtenção de dados científicos. Por volta da 1h30m da manhã tiveram início as operações de lançamento dos tubos por onde o cimento foi enviado até ao fundo do mar, a uma profundidade de cerca de 2660 m, com o objectivo de cobrir a estrutura que fixa o CORK.
O envio dos tubos até ao fundo do mar durou durante o resto da madrugada. A meio da manhã o entusiamo de toda a gente a bordo atingiu o climax quando a partir de um monitor de TV pudemos ver que a extremidade das tubagens (com cerca de 15 cm de diametro) foi colocada com sucesso no local da fuga (com cerca de 25 cm de diametro) a mais de 2,5 km do nível da água do mar. Foi incrível a precisão e a rapidez com que conseguiram atingir o primeiro objectivo da missão. Seguiu-se o furo 1301B. Para o sucesso destas manobras foi fundamental o profissionalismo dos operadores do sistema de posicionamento dinâmico e de perfuração do JR.
Para se ter uma ideia da quantidade de cimento necessária para tapar o "buraco" foi enviado um cabo com uma estrutura na ponta, a que a que a tripulação dá o nome de "pig"..., tendo em vista a desobstrução das tubagens e a obtenção de uma estimativa da quantidade de cimento necessária. Depois do "pig" cumprir o seu papel, ao longo do resto do dia foram enviadas cerca de duas toneladas de cimento para o fundo do mar...
Wow!
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Missão cumprida!!!
Etiquetas:
cimento,
CORK,
dorsal oceânica,
JOIDES Resolution,
Juan de Fuca,
pig,
The JR
Subscrever:
Mensagens (Atom)